Casa do Sol nome

Início

Casa do Sol

Pedagogia Waldorf

Dia-a-Dia

Actividades

Alimentação

Colaborar

Arquivo

Links

Contacto

criança brincando
Criança fazendo pasta de papel
Criança pintando com as mãos
Brincando com madeira
casinhas de madeira
mão na relva

O dia-a-dia na nossa Casa é assim…

O ambiente: tranquilo e respeitador, pleno de afeto e cuidado, onde as crianças de diferentes idades convivem na mesma sala, aprendem a relacionar-se e a ajudarem-se mutuamente, desenvolvendo de forma natural o sentido social e a cooperação.


O ritmo: o dia-a-dia é marcado por ritmos diários, semanais, mensais e anuais. na dinâmica do dia há uma grande respiração, alternando atividades de contração e expansão.Nas atividades semanais organizamo-nos de forma rítmica, de modo a que cada dia da semana se faça uma atividade diferente (aguarela, desenho, modelagem, pão…). Esta regularidade ajuda as crianças a situarem-se no tempo, dando-lhes segurança e confiança. Mensalmente a jornada escolar gira em torno de um tema diferente nas rodas rítmicas, canções, poemas e contos de acordo com a época do ano. O ritmo anual marca a celebração das Festas do Ano, onde as crianças se impregnam dos acontecimentos mais destacados das Estações.


O brincar livre: o brincar livre dentro da sala e fora, no jardim, é a atividade central e criam uma atmosfera produtiva em que a criança pode aprender e desenvolver-se livre de ideias pré-definidas, não se impondo nenhum modelo a seguir. O brincar é o trabalho mais importante na primeira infância e é através dele que as crianças experimentam e compreendem a natureza do mundo. Quando a criança brinca, através da sua imaginação e fantasia infantil transformadora, está a recriar o que observa à sua volta, a desenvolver a sua destreza física e a aprender a relacionar-se com diferentes materiais e situações, preparando-se assim a melhor base para as futuras aprendizagens escolares.


Os materiais: utilizamos brinquedos simples, pouco elaborados e materiais, na sua maioria naturais, com diferentes texturas, odores, volumes e pesos para dar a possibilidade à criança de ser ativa interiormente através da fantasia e para colocá-la em contacto com perceções sensoriais ricas e verdadeiras.


Actividades artesanais: das várias atividades artesanais, as crianças realizam atividades tais como: tecer, cozer, trabalhar com lã, madeira e amassar pão e modelar massas para confeção de bolachas. Através delas as crianças ocupam-se de ações úteis e necessárias à vida, participando dos processos completos que lhes ajudam a dar sentido e valor às produções e trabalhos próprios e dos demais.


O contacto com a natureza: todos os dias as crianças brincam livremente no jardim durante um longo tempo, isto permite que elas aprendam a relacionar-se com a natureza, além da oportunidade de correr, saltar, molhar-se, esconder-se, trepar, balançar, subir, cair e levantar-se. Constroem com pedras, folhas, paus, terra e aprendem a observar os animais e suas atividades. Sentem o vento, a chuva, os odores do ar fresco e das flores, todo um mundo de aprendizagem, de crescimento e saúde. Através do cuidado na horta as crianças também experimentam os ciclos da natureza de forma direta. Também potencializam o trabalho em equipa e conhecem a importância do esforço e da constância necessários para que a terra possa oferecer os alimentos que as nutrem.